08 de Dezembro – Importância dos Exames Preventivos Contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual com uma pessoa que esteja infectada.
As mais comuns são: AIDS, Hepatite C, Sífilis e Gonorreia. Dentre os principais agentes estão vírus como, o HIV, o HPV, os vírus de Hepatites B e C.
Os sintomas, dessas doenças dependem muito do tipo de infecção adquirida. Lesões em órgãos genitais, como bolhas, verrugas ou úlceras, devem ser investigadas. O mesmo para linfonodos (ínguas) na virilha e secreções vaginais ou na uretra. Eles podem ser também indicativos de IST.
A prevenção das ISTs pode evitar uma série de eventos desagradáveis, que estão associados à saúde do corpo ou do relacionamento. Deixar de se prevenir, coloca em risco a sua vida e a do parceiro. Veja a seguir algumas das medidas mais eficazes de prevenção!
- Uso de preservativos
- Realização dos exames preventivos: eles podem prevenir as ISTs, por isso, recorrer à ajuda especializada para solicitação de exames específicos possibilitam detectar alguma anormalidade que sugira uma doença sexualmente transmissível.
- Vacine-se: para a Hepatite B e infecções pelo HPV as vacinas, seguras e eficazes, são o melhor método de prevenção. Mantenha o cartão de vacinas atualizado, antes de iniciar a atividade sexual, de preferência.
Lembre-se, sua saúde é seu bem mais precioso!