28/07 – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais
Julho amarelo – Mês de luta contra as Hepatites Virais
O que é hepatite Viral
Hepatites virais são infecções que lesionam o fígado. Os sintomas mais comuns são pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, porém nem sempre esses sintomas aparecem.
Conheça os tipos de Hepatites:
- Hepatite A: tem o maior número de casos, está diretamente relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
- Hepatite B: é o segundo tipo com maior incidência; atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
- Hepatite C: tem como principal forma de transmissão o contato com sangue. É considerada a maior epidemia da humanidade hoje, cinco vezes superior à AIDS/HIV. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado. A doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
- Hepatite D: causada pelo vírus da hepatite D (VHD) ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
- Hepatite E: causada pelo vírus da hepatite E (VHE) e transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral) provocando grandes epidemias em certas regiões. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
- Tratamento das hepatites virais: O tratamento das hepatites virais dependerá do tipo de hepatite que o paciente apresenta. As hepatites A e E não apresentam tratamentos específicos. Já as hepatites B, C e D possuem tratamento. No caso das hepatites B e D, o tratamento não visa à cura da doença, sendo realizado, principalmente, para evitar o grande comprometimento do fígado. A hepatite C, por sua vez, apresenta alta taxa de cura, sendo o tratamento com antivirais responsável pela cura.
Previna-se!
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como alicates de unha, lâminas de barbear e escovas de dente;
- Observe, ao fazer uma tatuagem ou colocar piercing, se o local obedece às normas de segurança;
- Não compartilher agulhas e seringas;
- Vacine-se contra as hepatites para as quais existe vacinação;
- Lave sempre as mãos;
- Higienize bem os alimentos, em especial aqueles que serão ingeridos crus;