31 de Maio Dia Mundial Sem Tabaco
YIA Prevenção e Saúde
Dia Mundial Sem Tabaco
O Dia Mundial Sem Tabaco – 31 de Maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.
A nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, como os cigarros comercializados hoje é considerada droga, pois produz alteração no sistema nervoso central, trazendo modificação no estado emocional e comportamental do usuário que pode induzir ao abuso e dependência.
Por que parar de fumar?
Todos os derivados do tabaco que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, cigarro de palha), aspiração (rapé) e mastigação (fumo-de-rolo), são nocivos à saúde. Quando consumidos, são introduzidas no organismo cerca de 4.720 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 60 substâncias cancerígenas, como agrotóxicos e elementos radioativos.
O fumo está associado a quase 50 doenças diferentes, principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite). As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, e o câncer de pulmão, a primeira causa de morte por câncer. O tabagismo ainda pode causar impotência sexual no homem, complicações na gravidez, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tabagismo é responsável por 90% dos cânceres de pulmão em nosso país.
Além disso, pessoas que são referência como os pais ou responsáveis, parentes, professores, ídolos e amigos também exercem uma grande influência sobre os filhos, crianças e jovens podendo contribuir para incentivar o uso.
Quer parar de fumar?
A vontade de parar de fumar é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Entretanto, alguém que tenta deixar de fumar se depara com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento e que pode impor a necessidade de várias tentativas, até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Quem quer parar de fumar deve começar escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser de sofrimento, mas sim uma ocasião especial, deve-se programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.
Os que não conseguem parar de fumar sozinhos vão precisar de auxílio médico. Existem medicações que ajudam a diminuir os desconfortos iniciais da retirada do fumo, efeito da abstinência da nicotina. É importante associar a medicação a outras abordagens como grupos de apoio e acompanhamento com especialistas para garantir maior sucesso no processo.
Benefícios:
Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar.
Veja o que acontece se você parar de fumar agora:
* Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
* Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
* Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
* Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
* Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degustam melhor a comida.
* Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
* Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
* Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.