Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
Yia Prevenção e Saúde
Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
No dia 26 de abril, comemoramos o dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial. Esta data é de suma importância, já que cerca de 25% da população brasileira é considerada hipertensa. A pressão alta popularmente chamada é uma doença silenciosa e nem sempre apresenta sintomas, o que atrapalha o diagnóstico que por muitas vezes só é concluído quando há complicações. É considerado hipertenso o indivíduo que possui a pressão máxima igual ou maior que 140mmHg e mínima igual ou superior a 90mmHg exemplo (14×9 ou 140x90mmHg).
A melhor maneira de descobrir se você é hipertenso é aferindo a pressão com regularidade.
Quais os fatores de risco?
- Diabetes;
- Tabagismo;
- Sobrepeso e obesidade;
- Hábitos alimentares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;
- Hereditariedade: quem tem pai ou mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso.
- Envelhecimento
Sintomas
- Dor de cabeça
- Dor na nuca
- Enjoos
- Tontura
O que fazer para tratar?
O exercício físico e as adequações do estilo de vida são tão importantes quanto o uso de medicações. Embora seja difícil modificar os hábitos de vida, uma cuidadosa atenção as recomendações de reduzir o consumo diário de sal, abandonar o sedentarismo, realizar atividades físicas, alcançar o peso ideal podem ser fundamentais, pois é comprovadamente que diminuem a pressão e atenuam ou eliminam a necessidade de medicamentos.
Mitos e Verdades
-
Hipertensão só ocorre em pessoas mais velhas?
Mito – A hipertensão pode se manifestar em diferentes fases da vida, inclusive em crianças. A ideia de que ela afeta apenas pessoas mais velhas existe porque a partir dos 50 anos metade da população sofre com pressão alta.
-
Não tenho sintomas, posso ser hipertenso?
Verdade – A hipertensão dificilmente apresenta sintomas, por isso é importante a medição e controle.
-
Basta retirar o sal da comida para evitar a Hipertensão
Mito – A quantidade de sódio dos alimentos merece atenção, já que o brasileiro consome, em média, o dobro da quantidade de sal recomendada pela OMS, 5 g (uma colher de chá) diárias, porém esse é um fator de risco e deve ser controlado.
-
Hipertensão tem cura
Mito – A Hipertensão não tem cura, porém pode ser controlada.
-
O estresse aumenta a pressão arterial
Verdade – O estresse aumenta a estimulação do sistema nervoso linfático e, consequentemente, provoca elevação da pressão arterial, redução da circulação do sangue nas coronárias, aumento do consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco e instabilidade elétrica no coração, podendo ocasionar arritmias cardíacas e infarto. Para se ter uma ideia, cerca de 15% dos infartos são causados por uma situação de estresse repentino e intenso.