Dia 21/03 – Dia Internacional da Síndrome de Down
YIA Bem Estar
Dia 21/03 – Dia Internacional da Síndrome de Down
No dia 21 de março comemoramos o dia internacional da Sindrome de Down, com o objetivo de trazer a conscientização e inclusão. A síndrome de Down é uma condição genética definida pela presença do cromossomo 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo sendo que cada um tem 46 cromossomos, já aqueles com síndrome de Down tem 47.
O diagnóstico é realizado durante a gravidez, o ultrassom morfológico avalia a transluscência nucal, medida na região da nuca do feto e ajuda a estimar a presença da síndrome, que só é confirmada com os exames de amniocentese e biópsia do vilo corial. Após o nascimento, um exame clínico do cariótipo (estudo dos cromossomos) pode comprovar a Síndrome de Down.
As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual.
5 coisas que todo mundo precisa saber sobre síndrome de Down:
1 – Síndrome do Down não é doença
Trata-se uma ocorrência genética e não uma doença. Por isso, não é correto dizer que a síndrome de Down é uma doença ou que uma pessoa que tem síndrome de Down é doente.
2- Pessoas com síndrome de Down não são todas iguais
Todas as pessoas, inclusive as pessoas com síndrome de Down, têm características únicas, tanto genéticas, herdadas de seus familiares, quanto culturais, sociais e educacionais.
3 – Pessoas com síndrome de Down tem opinião
As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito.
Em caso de entrevistas, procure falar com as próprias pessoas com deficiência, não apenas com familiares, acompanhantes ou especialistas.
4- Pessoas com sindrome de Down nao devem ser tratadas como coitadas
Ter uma deficiência é viver com algumas limitações. Isso não significa que pessoas com deficiência são “coitadinhas”, essas pessoas se divertem, namoram, trabalham como qualquer adulto, ser Down é apenas uma das caracteristicas da pessoa.
5 – A pessoa é um individuo não uma deficiência
A pessoa vem sempre em primeiro lugar. Ter uma deficiência não é o que caracteriza o indivíduo. Por isso, é importante dizer quem é a pessoa para depois citar a deficiência. Por exemplo: o funcionário com síndrome de Down, o aluno com autismo,e assim por diante.