skip to Main Content

Câncer de Próstata: Sintomas e Fatores de Risco

Você sabe o que é o Novembro Azul? Saiba mais sobre o câncer de próstata, seus sintomas e principais fatores de risco:

No mês de novembro, instituições e países de todo o mundo preparam campanhas com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, e que foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens com estimativa de quase 66 mil novos casos anuais e aproximadamente 16 mil mortes por ano. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro tipo é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. A próstata envolve a porção inicial da uretra e é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como por exemplo: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Fatores de risco

  • A idade é um fator de risco importante, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
  • Etnia: O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras etnias.
  • Histórico familiar: Ter um parente próximo com diagnóstico de câncer de próstata mais do que duplica o risco de um homem de desenvolver a doença.
  • Os homens que comem muita carne vermelha e laticínios ricos em gordura parecem ter uma chance ligeiramente maior de contrair câncer de próstata.
  • Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado.
  • Alguns estudos associaram o tabagismo a um possível aumento no risco de morte por câncer de próstata.
  • Exposição ocupacional: Exposições aos químicos do tipo aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: DST’s como gonorreia ou clamídia, podem gerar a inflamação da próstata e consequentemente aumentar o risco de câncer.

cancer de prostata | Câncer de Próstata | Sintomas e Fatores de risco

E lembre-se, fazer exames periodicamente é a melhor maneira de identificar o câncer de próstata em estágio inicial, levando até 90% de chances de cura. Homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente e, acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

Utilize o Novembro Azul para realizar seus exames preventivos!

 

Cuide da sua saúde e proteja quem você ama! Leia também:

•Câncer de mama: Prevenção é Vida

•10 dicas para uma alimentação saudável e adequada

•Nutrição e Imunidade

 

Elaborado Por: Gestão de Saúde – Yia Broker
Back To Top