Reembolso: Como e Quando fazer?
Quem nunca se consultou com um médico durante anos? E depois teve que mudar porque ele passou a não aceitar mais o plano de saúde? Para essa e outras situações existe o reembolso em planos de saúde.
Você provavelmente já deve ter escutado falar sobre, mas sabe como ele funciona? E em quais situações pode solicitar?
Hoje a YIA vai te ajudar a entender tudo isso para que você possa usar melhor seu plano de saúde.
O que é o reembolso?
O reembolso é o valor solicitado pelo usuário de um determinado convênio para cobrir alguma despesa referente a atendimentos médicos, que deveriam ter sido cobertos pelo plano.
São exemplos:
•Casos de emergência: são aqueles que implicam em risco de vida ou lesões irreparáveis, complicações no processo gestacional e acidentes pessoais;
•Planos com cobertura regional ou nacional: é o caso de quando não existe médico ou até mesmo hospital disponível na região em que o associado se encontra;
•Planos com cobertura local: funcionam para quando os médicos, hospitais ou clínicas que estão credenciados se recusam a realizar o atendimento e também vale para a possibilidade de o paciente não ter acesso a médico, clínica ou hospital credenciado.
Como solicitar o reembolso?
Para fazer o pedido é necessário que o cliente entre em contato com a operadora. Além disso, o requerimento deve ser feito em um prazo que é estabelecido pelo próprio plano, normalmente de 30 dias.
A solicitação deve estar acompanhada de diversos documentos. Além da nota fiscal com todos os valores que foram cobrados no atendimento, o material e medicamentos até o honorário do médico são alguns documentos comprobatórios. Também é necessário anexar uma justificativa para a concessão do reembolso.
O valor do reembolso em planos de saúde equivale à quantia que o próprio paga para os profissionais do convênio.
Isso tudo varia de acordo com a empresa do seu plano de saúde. Por isso, procure se informar para enviar todos os documentos necessários.
No entanto, caso o plano de saúde não atenda sua solicitação de reembolso, você deve procurar um advogado especialista no assunto para buscar pelos seus direitos, incluindo uma indenização por danos morais.
Além disso, poderá também solicitar uma reparação do dano material.
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