24/03 – Dia Mundial do Combate à Tuberculose
Qual a importância da prevenção?
A tuberculose é uma doença considerada infectocontagiosa, devido à sua forma de transmissão. Os pulmões são os maiores infectados, mas ela não se restringe a eles, podendo afetar os rins, ossos e as meninges, as membranas que cobrem o músculo cerebral. Os sintomas bem característicos que são, no início, tosse seca acompanhada de secreção ao longo de mais de três semanas.
A primeira prevenção é a vacina BCG, aplicada no recém-nascido, mas ela não é eficaz contra a tuberculose pulmonar. Por isso, orienta-se manter a higiene, lavando sempre bem as mãos e mantendo distância segura de pessoas suspeitas.
Como evitar a tuberculose?
A vacinação é a principal prevenção da tuberculose. Além disso, é importante ficar bem atento aos sintomas iniciais da doença. Uma vez observados esses indícios, a pessoa deve ser encaminhada para uma triagem, caso se confirme suspeita da doença. Os exames que atestam a tuberculose são a baciloscopia, raio-X de tórax. Em casos graves pode ser necessária a realização de biópsia.
É imprescindível o tratamento precoce da doença, uma vez que cada pessoa portadora da tuberculose pulmonar, que não busca tratamento, pode infectar em média 10 a 15 pessoas anualmente, em média.
Por isso, para evitar a doença, é importante manter-se informado por campanhas como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Além disso, realizar consultas e exames preventivos, de modo a obter rápido diagnóstico, tratamento precoce e a cura para a doença.
Prevenção é sempre a melhor escolha!