09 de Junho – Dia Nacional da Imunização.
A vacinação é imprescindível para a saúde, pois previne a disseminação de enfermidades graves, que causam epidemias e levam a sérias complicações. É uma medida que contribui para fortalecer a resposta imune individual e coletiva, impedindo o surto de doenças.
O objetivo das vacinas é estimular a produção de anticorpos para combater determinados agentes infecciosos. Dessa forma, o organismo desenvolve a resistência necessária para combater doenças e preservar a saúde do indivíduo.
Portanto, a vacinação quando realizada de maneira correta, ou seja, no prazo adequado para cada faixa etária, é capaz de reforçar o sistema imunológico ao longo da vida. O que garante maior qualidade de vida e bem-estar tanto para a pessoa quanto para a sociedade.
Conheça abaixo alguns mitos e verdades sobre a vacinação:
Quanto mais fortes forem as reações da vacina, mais protegida a pessoa estará.
MITO – A eficácia das vacinas não está relacionada à intensidade de seus efeitos colaterais. No geral, as vacinas provocam cada vez menos efeitos colaterais.
Vacinas podem causar efeitos colaterais?
VERDADE – Toda vacina pode provocar reações indesejáveis, como manchas e coceira na pele, inchaço nos lábios e nas pálpebras, dificuldade para respirar, dor ou inflamação no local da aplicação. Diante de qualquer sintoma anormal, procure um médico.
Gestante não pode tomar vacinas?
MITO – As vacinas na gravidez são de extrema importância, tanto para a saúde da mãe quanto para a do bebê. Todas as gestantes precisam de segurança durante o processo de gestação e da maternidade e a imunização pode contribuir para a proteção da mãe e do bebê.
Existem vacinas que precisam ser tomadas antes de viagens?
VERDADE – Você pode se informar sobre o assunto no site da Agência nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa
Quem é saudável não precisa se vacinar?
MITO – O imunizante serve justamente para que as pessoas continuem saudáveis e livres de infecções.
Vacina da gripe deixa gripado?
MITO – A vacina da gripe é composta por vírus inativado, ou seja, ele é incapaz de causar a doença.
Não tem problema tomar a mesma vacina duas vezes?
VERDADE – Não tem problema, inclusive pessoas que não se lembram se receberam alguma vacina podem tomá-la sem riscos à saúde.
Fonte:
Calendário Nacional de Vacinação — Português (Brasil) (www.gov.br)